Saiba mais sobre o uso de cookies

ATENÇÃO ! Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

História

9ff6c7b783.jpg

Conheça a nossa História...

Monsenhor Dr. Alberto Carneiro de Mesquita era abastado e seus pais oriundos de Fontes. Enquanto padre e advogado sempre se preocupou com os mais desfavorecidos. Assim, por volta de 1960, fundou uma Instituição que intitulou de “Sopa dos pobres”, onde literalmente era servida uma sopa a todos quantos lá se dirigissem.

O objetivo do seu fundador era tão somente acarinhar os pobres de Fontes, então existentes em grande número, fornecendo-lhes duas refeições – pequeno-almoço e almoço. Numa época onde a fome imperava, esta foi uma grande dádiva para o povo de Fontes.

Após a sua morte (e, segundo reza a história, não por sua vontade) adotou o nome do fundador – Fundação Dr. Carneiro de Mesquita – em 18 de Junho de 1964. Além do Centro de Convívio para Idosos, servia também pão e leite para de manhã, e uma sopa ao almoço a todos os desfavorecidos.

Em 1971 o Centro de Convívio passa para Centro de Dia (o 1º Acordo com a Segurança Social data de 1982, para um total de 25 utentes).

Em 1975, junta-se ao Centro de Dia a valência Creche e Jardim de Infância (o 1º Acordo data igualmente de 1982, no qual esta valência é dividida em duas – Creche para 25 crianças e Jardim de Infância para 20).

Em 1977 é acrescentada à Fundação Dr. Carneiro de Mesquita a valência ATL (Atividades do Tempos Livres), ou, na altura, OTL (Ocupação de Tempos Livres), para um total de 50 crianças. Esta valência destinava-se a crianças que frequentassem a escola, isto é, a partir dos 6 anos de idade. O 1º Acordo com a Segurança Social remonta a 1984.

Inauguradas novas instalações em 1988, novo acordo é assinado para uma nova valência que se afigura, ainda hoje, cada vez mais necessária – o Apoio Domiciliário, em 1989 para um total de 20 utentes, se bem que com capacidade para 30. Nesta altura a área de intervenção da Instituição era somente a aldeia de Fontes.

Em Março de 1990 a instituição adquire a sua primeira viatura, uma Renault Trafic de 9 lugares, para transporte dos idosos para o Centro de Dia.

Em 1999 nova valência é acrescentada à Instituição – o Apoio Domiciliário Integrado – com acordo para 5 utentes, que se destinava a idosos mais dependentes, necessitados de apoio em todos os dias da semana.

Em 2004 é aprovada uma candidatura da Fundação ao PAII (Programa de Apoio Integrado a Idosos), que visava o alargamento do âmbito de ação do Apoio Domiciliário a outras freguesias e, obviamente, a mais utentes. Teve este projeto a duração de dois anos e, para além da aquisição de uma carrinha, uma máquina de lavar roupa industrial e algumas ajudas técnicas (duas camas articuladas com grades, colchão anti escaras e colchão tripartido, e três mesas hospitalares), permitiu-nos apoiar hoje 4 freguesias do Concelho de Santa Marta de Penaguião (Fontes, Medrões, Fornelos e Louredo, e também parte de Sever) e uma do concelho de Peso da Régua, a freguesia de Vinhós.

Em 2007, em virtude da remodelação do parque escolar feita pelo Governo, ficámos sem a valência do ATL, que, na altura, tinha cerca de 30 crianças.

Atualmente a Fundação tem ao serviço 4 viaturas (2 de nove lugares e 2 de cinco) e cerca de 20 funcionários.

Em Setembro de 2010, com o apoio do MASES (Medida de Apoio à Segurança dos Equipamentos Sociais) e do Município de Santa Marta de Penaguião, inaugurámos novas instalações (que foram remodeladas e ampliadas) para o Centro de Dia.

Em Janeiro de 2015, foi inaugurada a obra de remodelação das instalações da Creche e Jardim de Infância, levadas a cabo com o apoio do PRODER.

 

 

O Fundador

 

Monsenhor Dr. Alberto Carneiro de Mesquita nasceu, por razões de garantia médica, em Vila do Conde no dia 30 de Agosto de 1880, sendo, contudo, a sua família natural da freguesia de Fontes.

Cursou Teologia no Seminário de Lamego e aí terminou o curso, ordenando-se sacerdote na Sé Catedral. Posteriormente foi para Coimbra onde se licenciou em Direito.

Foi condiscípulo do Cardeal Cerejeira e seu amigo pessoal. Chegou a advogar no escritório do Dr. Castro Meireles que viria a ser Bispo do Porto. Foi, então chamado a dirigir, em Lisboa, o colégio Vasco da Gama.

O Cardeal Cerejeira chamou-o a Secretário do Patriarcado. Foi arcediago da Sé de Lisboa e também foi Deão da mesma Igreja. Acompanhou Cerejeira nas suas deslocações ao Brasil, América do Norte e África Portuguesa.

Em 1940 foi Procurador à Câmara Corporativa, como representante da Igreja.

Foi Capelão da Presidência da República no tempo do Marechal Carmona.

Por altos serviços à Igreja mereceu ser elevado à dignidade do prelado de Sua Santidade o Papa e de protonotário apostólico.

Monsenhor Carneiro de Mesquita teve várias condecorações, entre as quais a Comenda da Ordem de Cristo e o grau de Oficial do Cruzeiro do Sul.

Foi um grande amigo de Fontes. Como era de família abastada, repartiu pelos pobres aquilo que lhe pertenceu. A casa onde viveu foi outrora Sede da Fundação com o seu nome.

Faleceu no dia 25 de Abril de 1962, com 81 anos de idade.

 


e5632d9d92.jpg

Bolsa de Emprego

Quer divulgar uma oferta de emprego?

Patrocinadores

  • Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião
    Programa CLDS 3G
  • Instituto de Segurança Social
    Segurança Social
  • Governo da República Portuguesa
    União Europeia - Fundo Social Europeu
  • Portugal 2020
    POISE - Programa Operacional Inclusão Social e Emprego